Praça da Liberdade em 2007
Eduardo Santos
- Publicado em Quarta, 26 Janeiro 2011
- Escrito por Granbel
Inaugurada em 1897, oito anos após a Proclamação da República, quando, em oposição ao modelo monarquista, se consolidavam novos interesses políticos e econômicos no País. Belo Horizonte chegou ao século XXI com quase 2,4 milhões de habitantes, distribuídos em 331 quilômetros quadrados
O antigo Arraial do Curral D' El Rey foi escolhido para abrigar a capital que viria a ser a síntese dos novos tempos, marcados pela idéia de modernidade e racionalidade. Em mais de um século de historia, a cidade é hoje uma das principais metrópoles do país e do mundo.As origens: a capital pioneira
O antigo Arraial do Curral Del Rey, formado a partir do povoamento no entorno da próspera Fazenda do Cercado, foi escolhido para abrigar a capital que viria a ser a síntese dos novos tempos, marcados pela idéia de modernidade e racionalidade. A Comissão Construtora da Nova Capital foi criada em 1894, comandada pelo engenheiro Aarão Reis .
Praça Sete - Centro
O antigo Arraial do Curral Del Rey, formado a partir do povoamento no entorno da próspera Fazenda do Cercado, foi escolhido para abrigar a capital que viria a ser a síntese dos novos tempos, marcados pela idéia de modernidade e racionalidade. A Comissão Construtora da Nova Capital foi criada em 1894, comandada pelo engenheiro Aarão Reis .
A escolha do local levou em conta a proteção contra os ventos frios e úmidos garantida pelas serras do Curral e de Contagem, com mananciais de água de boa qualidade e suficientes para abastecer sua futura população. Planejada para abrigar cerca de 400 mil habitantes, a capital foi inspirada em cdades modernas do mundo como Paris e Washington, a partir de uma nova concepção estética urbana, com largas avenidas, ruas simétricas e arborizadas, bulevares, praças, jardins e um moderno sistema de transportes.
Av Afonso Pena - 2007
Eduardo Santos
Dentro da mesma noção positivista de progresso, o planejamento da capital estabelecia a separação entre as áreas urbana e suburbana , delimitadas pela Avenida do Contorno. Do antigo arraial, restou quase que exclusivamente a Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, ponto central do povoado, construída em estilo colonial, e reconstruída em 1932, em estilo neo-gótico.
Em 17 de dezembro de 1893, Afonso Pena, na ocasião presidente de Minas Gerais (1892-94), promulgou a lei que designava Belo Horizonte como a capital do Estado. Primeira cidade planejada do país, inicialmente chamada de "Cidade de Minas", foi inaugurada no dia 12 de dezembro de 1897 pelo então presidente de Minas, Chrispim Jaques Bias Fortes (1894/98). Em 28 de dezembro de 1897 criou-se a Prefeitura Municipal, sendo nomeado seu primeiro prefeito o Dr. Adalberto Dias Ferraz da Luz. A capital passou a se chamar Belo Horizonte a partir de 1901.
Av Bias Fortes - Centro
Eduardo Santos - 2007
As décadas que antecederam a inauguração da Capital já conheceram as primeiras atividades industriais nos distritos vizinhos, tais como a instalação da Saint John del Rei Mining Co. em Nova Lima (1834) e da Cia. Mineira de Fiação e Tecidos, em Marzagão, distrito de Sabará (1879). As décadas de 20, 30 e 40 representaram um dos períodos áureos da industrialização da região - a despeito da crise de 1929 em Nova York e da Revolução de 30 - especialmente pela expansão do setor siderúrgico , o que se tornou fonte de geração de empregos e expansão de mercados e serviços.
Como conseqüência da política de modernização da economia implantada pelo presidente Getúlio Vargas, criou-se a zona industrial de Belo Horizonte, em 1936, na região do Barro Preto. Em 1941 criou-se a Cidade Industrial, na localidade de Ferrugem, município de Betim, e a Cidade Industrial de Contagem.
As formações de distritos industriais e de cidades-dormitório nos municípios vizinhos iriam constituir posteriormente a Região Metropolitana de Belo Horizonte e consolidar a especialização da capital no setor de serviços.
A vida cultural da primeira metade do século XX resumia -se a clubes, grêmios e cinemas e a capital viu nascer a geração de escritores modernistas , tais como Carlos Drummond de Andrade, Cyro dos Anjos, Pedro Nava e outros, que trouxeram grande efervescência cultural para a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário